Ultrassonografia: o estetoscópio do urologistaa

Ultrassonografia na urologia

 

O que é ultrassom?

 

Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa: Ultrassonografia [De ultra- + sonografia.] Substantivo feminino. 1.Radiol. Método de diagnóstico que, mediante emissão de ondas sonoras de alta freqüência, permite a visualização de órgãos internos do corpo; ecografia.

 

Ultrassom colorido do testículo

 

 

 

Como é feito?

 

A ultrassonografia, ou ecografia, é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos internos.

 

Ultrassom do saco testicular

 

 

 

Tipos de ultrassom:

 

A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Além de visualizar, pode servir como guia para retirar material para exames: biópsia de próstata, de rins.

 

Um GE Logiq Book é utilizado na Uroclínica

 

 

 

 

Vantagens:

 

Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade procriativa.

 

 Segurança: O ultrassom não emite radiação

 

 

 

 

Na urologia:

 

É um exame ágil: usado na cólica aguda de rins, infecões urinárias, suspeita de torção testicular, doenças da próstata e bexiga.

A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. A partir dos últimos vinte anos do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida muito importante para a boa formação do especialista.