Exames

EXAMES REALIZADOS FREQUENTEMENTE NA UROLOGIA:

  • Exame de urina simples ou de urina para cultura, contagem de colônias e antibiograma:

Instruções para coleta:


Exame de urina : Jato médio
Recipiente : Frasco plástico com tampa, estéril.
Coletar de preferência o jato médio da primeira urina da manhã, depois de proceder a higiene das mãos e da região genital com água e sabão. Caso não seja possível coletar uma urina que tenha permanecido pelo menos 4 horas retida na bexiga. Não usar anti-séptico para a higiene.
É aconselhável fazer a coleta antes de uso de antibióticos. Havendo suspeita clínica de infecção urinária aguda pode ser coletada e analisada em qualquer tempo.


Para Homens:
Higiene – Lavar com água e sabão as mãos e a extremidade distal do pênis que circunda o meato uretral distendendo previamente todo o prepúcio, e depois enxaguar e secar com gaze estéril ou toalha bem limpa.
Coleta – Com uma das mãos manter o prepúcio retraído e com outra mão segurar o frasco já destampado: Desprezar o primeiro jato de urina; coletar a porção média de urina ( 20 – 50 ml ) no frasco estéril: Tampar o Frasco imediatamente. O restante da micção e desprezado no vazo sanitário.


Para Mulheres:
Higiene – Lavar com água e sabão as mãos e a região vaginal de frente para trás e depois, secar sem fazer movimentos para frente ou para trás usando gaze estéril ou toalha bem limpa.
Coleta – Sentar no vaso sanitário com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o primeiro jato de urina. Coletar a porção média da urina ( 20 – 50 ml) em frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado no vazo sanitário.

  • Exame de PSA: Não ter ejaculado, feito exercício de bicicleta, andado a cavalo ou moto, exame de toque retal da próstata nas últimas 48 horas antes de colher o exame de sangue.